• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Julgamento de Bolsonaro repercute na imprensa internacional nesta terça-feira

Julgamento de Bolsonaro repercute na imprensa internacional nesta terça-feira

Ministro Alexandre de Moraes vota a favor da condenação do ex-presidente; veículos como The Guardian e El País destacam possíveis consequências

Por Da Redação
Às

Julgamento de Bolsonaro repercute na imprensa internacional nesta terça-feira

Foto: TWP/© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A cobertura internacional destacou nesta terça-feira (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), acusados de participar de um suposto plano para contestar o resultado das eleições de 2022.

Segundo a CNN Brasil, o jornal americano The Washington Post ressaltou o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, em favor da condenação de Bolsonaro. O veículo publicou que "o ex-presidente Jair Bolsonaro deu um passo mais perto de conhecer seu destino".

O argentino Clarín também destacou o posicionamento de Moraes, apontando que o ministro considerou Bolsonaro culpado de tentar minar a democracia brasileira e instaurar uma "ditadura" após ter perdido para Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas.

O espanhol El País descreveu Moraes como um "juiz renomado" e ressaltou que, segundo ele, Bolsonaro liderava uma organização criminosa cujo objetivo era limitar a atuação do Judiciário e contornar o sistema de freios e contrapesos. O jornal ainda observou que, diferente de tribunais em outros países, os ministros do STF deliberam publicamente, sem apenas ler decisões nos autos, aproximando o julgamento da sociedade.

O britânico The Guardian relatou que Moraes afirmou que Bolsonaro liderou "uma organização criminosa que visava retornar o país à ditadura, contando com forças especiais e uma ampla campanha de desinformação". O veículo lembrou que, caso seja condenado por crimes como golpe de Estado e tentativa de abolir a democracia, Bolsonaro pode ser sentenciado a até 43 anos de prisão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos outros sete réus nesta quarta-feira (10) com a continuação da análise das provas e dos votos dos ministros. A expectativa é que novos ministros se manifestem sobre as acusações de tentativa de golpe contra o resultado das eleições de 2022, podendo alterar o placar parcial até então favorável à condenação de Bolsonaro.

A retomada também deve trazer mais detalhes sobre possíveis penas e recursos cabíveis aos réus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário