Estados já têm mais de 70% de ocupação de UTI para Covid-19

Dos 26 estados, 17 já encontram-se com os leitos completos

Por Da Redação
Ás

Estados já têm mais de 70% de ocupação de UTI para Covid-19

Foto: Reprodução

Pela primeira vez, os estado brasileiros registram ocupação maior que 70% dos leitos públicos de terapia intensiva para o tratamento de paciente com o novo coronavírus (Covid-19). 

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que 17 dos 26 estados já têm, pelo menos, sete a cada dez leitos de UTI ocupados. O Ceará, Amapá e Pernambuco já ocupam mais de 90%. 

Mesmo os estados que adotam medidas restritivas, a exemplo do lockdown, no caso de Pernambuco, Maranhão, Pará e Rio de Janeiro, o número de pacientes graves não diminuiu e cenário é considerado preocupante. 

Em Pernambuco, por exemplo, a taxa de ocupação oficialmente pelo Ministério da Saúde é de 97%. E o tamanho da fila de pacientes com síndrome respiratória aguda grave que aguardam uma vaga de UTI nos hospitais da rede estadual de Pernambuco diminuiu 26%, mas depois de três semanas.

No Rio de Janeiro, com a abertura da nova ala no hospital de campanha construída no Maracanã na última sexta (22) trouxe folga na situação. A ocupação dos leitos de terapia intensiva estaduais, que era de 90% há uma semana, passou para 82% nessa terça-feira (26).

O mesmo acontece no estado de São Paulo, 4.779 pacientes estavam em leitos de UTI com Covid-19 nessa terça, com uma ocupação de 74% das vagas disponíveis. Mas o governo de SP afirmou que dobrou o número de leitos UTI, passando de 3.600 para 7.200. Além da instalação de mais hospitais campanha, no total são quatro na capital paulista e três no interior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.