Estados Unidos aprova uma lei que obrigará os carros novos a trazer um bafômetro para dar partida no motor
Até o momento a previsão é de que a nova lei passe a valer em 2026

Foto: Automais
Depois de tramitar por um ano, os carros novos a trazer um bafômetro para dar partida no motor. Porém, ainda não há uma tecnologia no mercado para esse tipo de aplicação. A ideia é que sensores de respiração ou toque possam detectar quando o motorista estiver sob influência do álcool. Caso o teor de álcool no sangue esteja acima de 0,08%, o sistema impedirá a partida do automóvel.
Até o momento, a previsão é de que a nova lei passe a valer a partir de 2026. Mas o processo ainda irá passar por uma regulamentação final. A intenção é tornar as ruas e estradas mais seguras no país. Pois, segundo a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), ocorrem cerca de 10 mil mortes por ano no trânsito com pessoas alcoolizadas nos EUA. Ou seja, uma média de 30% dos óbitos totais.
O programa do governo dos EUA com as montadoras busca soluções para inserir o bafômetro nos carros. Dentre elas, há produtos que analisam a respiração, bem como sensores que atuam por meio de toque. A ideia é que neste novo utilizaria-se um scanner integrado ao botão de partida, Nele, seria medido o nível de álcool nos vasos sanguíneos por meio de luz infravermelha. E, por se integrar ao assento e ao computador de bordo, o sensor evitaria fraudes.