Estados Unidos avaliam como 'deplorável' ataque a abrigo da ONU em Gaza
Bombardeio resulta em 12 mortes e 75 feridos

Foto: Imagem ilustrativa: OMS
Os Estados Unidos expressaram forte condenação ao recente bombardeio que resultou em nove mortes e 75 feridos em um abrigo da ONU no sul da Faixa de Gaza. O ataque atingiu um prédio que abrigava aproximadamente 800 pessoas em Khan Younis, tornando-se mais um episódio trágico nos mais de 100 dias do conflito entre Israel e o Hamas.
O diretor de Gaza da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) relatou que dois projéteis de tanques atingiram o abrigo. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, declarou: "Deploramos o ataque de hoje ao centro da ONU em Khan Yunis. Os civis devem ser protegidos, e a natureza protegida das instalações da ONU deve ser respeitada."
Pressionado sobre se os Estados Unidos mantinham contato com Israel sobre o ataque, Patel não entrou em detalhes, mas destacou a intenção de continuar as conversas com o governo israelense. Ele enfatizou que os trabalhadores humanitários precisam ser protegidos para garantir a prestação de assistência necessária à população civil.
O Exército israelense anunciou na terça-feira que havia "cercado" Khan Yunis, principal cidade do sul de Gaza, que se tornou o epicentro dos combates recentes.