Japão compra ilha para que os EUA realizem exercícios militares

Ilha desabitada custou 146 milhões de dólares

Por Da Redação
Ás

Japão compra ilha para que os EUA realizem exercícios militares

Foto: Reprodução

O Japão comprará uma ilha desabitada no sudeste de sua costa por 146 milhões de dólares para que os Estados Unidos realizem exercícios militares. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2).

Atualmente, os EUA realizam treinamento aéreo em Iwo Jima, 1.200 quilômetros ao sul de Tóquio. Em 2011, Tóquio e Washington decidiram mudar um centro de treinamento de caças americanos para a Ilha Mageshima, localizada a 30 quilômetros a sudoeste da costa do Japão. 

Após negociações entre o Ministério da Defesa e a empresa imobiliária que possui a maior parte da ilha, o porta-voz do governo japonês Yoshihide Suga falou na sexta-feira (29) que foi alcançado um acordo para comprar Mageshima. No entanto, moradores das ilhas próximas a Mageshima expressaram preocupação com o barulho que a base aérea poderá ocasionar.   

Nas últimas décadas, as forças armadas japonesas se limitaram à autodefesa e o país depende fortemente dos Estados Unidos no âmbito de uma aliança bilateral de segurança.

O presidente americano, Donald Trump, insistiu repetidamente que o Japão e outros aliados dos Estados Unidos deveriam contribuir mais para os custos de sua própria defesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.