Japão compra ilha para que os EUA realizem exercícios militares
Ilha desabitada custou 146 milhões de dólares

Foto: Reprodução
O Japão comprará uma ilha desabitada no sudeste de sua costa por 146 milhões de dólares para que os Estados Unidos realizem exercícios militares. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2).
Atualmente, os EUA realizam treinamento aéreo em Iwo Jima, 1.200 quilômetros ao sul de Tóquio. Em 2011, Tóquio e Washington decidiram mudar um centro de treinamento de caças americanos para a Ilha Mageshima, localizada a 30 quilômetros a sudoeste da costa do Japão.
Após negociações entre o Ministério da Defesa e a empresa imobiliária que possui a maior parte da ilha, o porta-voz do governo japonês Yoshihide Suga falou na sexta-feira (29) que foi alcançado um acordo para comprar Mageshima. No entanto, moradores das ilhas próximas a Mageshima expressaram preocupação com o barulho que a base aérea poderá ocasionar.
Nas últimas décadas, as forças armadas japonesas se limitaram à autodefesa e o país depende fortemente dos Estados Unidos no âmbito de uma aliança bilateral de segurança.
O presidente americano, Donald Trump, insistiu repetidamente que o Japão e outros aliados dos Estados Unidos deveriam contribuir mais para os custos de sua própria defesa.