• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Estoque de veículos novos em fábricas e concessionárias é o mais baixo dos últimos 20 anos, diz Anfavea

Estoque de veículos novos em fábricas e concessionárias é o mais baixo dos últimos 20 anos, diz Anfavea

Segundo especialista, isso acontece pela falta de componentes gerados por paralizações em meio à pandemia de Covid-19

Por Da Redação
Ás

Estoque de veículos novos em fábricas e concessionárias é o mais baixo dos últimos 20 anos, diz Anfavea

Foto: Reprodução/R7

De acordo com a Anfavea, associação que representa as montadoras do país, o estoque de veículos zero quilômetro das concessionárias e fábricas é o mais baixo dos últimos 20 anos.

Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, o resultado acontece por conta da falta de componentes, especialmente semicondutores, que gerou uma paralisação de diversas plantas em 2020 e este ano, devido a pandemia de Covid-19, que afetou a cadeia de produção global.

"Estamos com estoque no patamar mais baixo dos últimos 20 anos. A expectativa é que a cadeia de produção global comece a se estabilizar no segundo semestre de 2022" disse Moraes, em apresentação dos dados de julho do setor automotivo.

O estoque de veículos novos, em julho, estava em 85 mil unidades, o que significa 15 dias de vendas segundo a Anfavea. Em 2019, antes da pandemia afetar a produção, o estoque no mês de julho era de 320 mil unidades. No mesmo período do ano passado, quando as montadoras já tinha sido afetadas pelas paralisações, o estoque era de 138 mil unidades.

"Com queda na produção, o estoque acabou sendo consumido. Em 2019, o estoque equivalia a 39 dias de vendas, em 2020, a 23 dias e atualmente está em 15 dias" apontou Moraes.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.