Estrela cadente explode ao cruzar o céu de Santa Catarina

Passagem do corpo Celeste foi vista na cidade de Monte Castelo, norte do estado

[Estrela cadente explode ao cruzar o céu de Santa Catarina ]

FOTO: Bramom/Divulgação

Um meteoro foi registrado no céu de Santa Catarina por uma câmera de monitoramento de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina. O corpo celeste, conhecido popularmente como "estrela cadente", durou cerca de 4 segundos e foi finalizada com uma pequena explosão. 

De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, a explosão indica um aumento repentino de brilho observado no final de seu trajeto.

A imagem foi feita às 21h26 de segunda-feira (1º) e foi capturada pelas câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), organização aberta e colaborativa formada por voluntários, incluindo Justino.

Segundo o astrônomo, a estimativa é de que o fenômeno tenha ocorrido sobre Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina localizada também no Norte catarinense. 

Por conta da elevada altitude em que os meteoros costumam ocorrer, o fenômeno também pode ter sido visível nos estados vizinhos.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!