Estudante baiano assume vaga de Jovem Senador em programa do Senado

João Pedro Santos garantiu a vaga ao conquistar o primeiro lugar na seleção nacional de redações

Por Da Redação
Às

Estudante baiano assume vaga de Jovem Senador em programa do Senado

Foto: Reprodução/Redes sociais

O baiano João Pedro Ferreira Santos, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, na cidade de Matuípe, interior da Bahia, assumiu a vaga de "Jovem Senador" por meio de programa promovido pelo Senado Federal. Ele conquistou a vaga após ficar em primeiro lugar entre os 3,6 mil inscritos na seleção de redações promovida pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Inspirado pelas aulas de Ecologia e Meio Ambiente, bem como na trajetória de Chico Mendes, o jovem apresentou na Câmara um projeto que propõe a criação do Plano Chico Mendes de Justiça Climática Popular, que trata de uma política nacional de reparação ambiental e fortalecimento de comunidades impactadas pelas mudanças climáticas.

O projeto é composto por quatro eixos voltados à justiça social, sustentabilidade e protagonismo comunitário. Os eixos incluem o mapeamento para identificação de riscos e demandas de territórios vulneráveis, a exemplo de favelas; investimento em infraestrutura nesses locais; apoio técnico e financeiro do poder público no fomento à produção agroecológica e às economias de base; e, por fim, garantias de participação política das populações atingidas.

No primeiro dia, o jovem ainda se candidatou à eleição da Mesa Diretora e acabou sendo eleito presidente da Comissão Sobral Pinto de Direitos Fundamentais.

A comissão debateu sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e apresentou um projeto voltado à identificação desses produtos em nome da segurança alimentar e nutricional e da redução das desigualdades. O projeto foi aprovado em plenária.

O Programa Jovem Senador acontece anualmente e reúne estudantes de todo o Brasil durante uma semana no Congresso Nacional, com posse simbólica, participação em comissões temáticas e debates legislativos, além da possibilidade de conhecer o plenário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário