Estudantes baianos levam solidariedade e conhecimento à Amazônia em missão humanitária!
Alunos de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS) e da UniFG participam de expedição que realizou mais de 700 atendimentos no Pará

Foto: Divulgação
Dez estudantes baianos das escolas médicas da Universidade Salvador (UNIFACS) e da UniFG participaram da 13ª edição da Missão Amazônia, expedição humanitária idealizada pela Inspirali, ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do país. A ação levou assistência médica e esperança a comunidades ribeirinhas localizadas às margens do Rio Tapajós, no Pará, e proporcionou aos futuros médicos uma vivência única de empatia, aprendizado e prática clínica.
Ao total, participaram da ação 32 alunos, 1 egresso e 4 professores das escolas Ages, Faseh, Anhembi Morumbi, UniBH, UNIFACS, UniFG, UniSul, UnP e São Judas, que embarcam junto no Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). A 13ª edição da Missão Amazônia levou consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades. Também foram realizados atendimentos por teleconsulta em parceria com as CIS (Clínicas Integradas de Saúde), da Inspirali, e a utilização de um Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.
“Com a Missão Amazônia, temos a oportunidade de proporcionar atendimento a estas comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades a receber assistência médica especializada. Além disso, levarmos nossos estudantes para esta experiência em que atuam, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades é realmente uma verdadeira aula de comprometimento e humanização na profissão”, destaca Rodrigo Dias Nunes, Diretor de Extensão Curricular, Extra-curricular e Travessia Humanitária da Inspirali.
Navio Hospital Escola Abaré
O navio-hospital Abaré, que leva a expedição, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.


