Estudantes da UFBA celebram conquista do pagamento integral de auxílios e bolsas após atraso de quase um mês
Segundo os alunos, cerca de 5 mil beneficiários foram impactados com o atraso provocado pela 'burocracia universitária'

Foto: Reprodução/Instagram @ocupa_ufba
Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), assistidos pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), conquistaram, no final da tarde de quarta-feira (21), o pagamento integral dos auxílios e bolsas após oito dias de protestos, tentativas de diálogos e ocupação no Salão Nobre da Reitoria, em Salvador.
A mobilização teve início no dia 14 de janeiro, após cerca de 5 mil estudantes não terem recebido os benefícios referentes ao mês de janeiro. Segundo os alunos, os valores das bolsas do primeiro mês do ano costumam ser pagos ainda em dezembro, o que não ocorreu no fim de 2025.
A ocupação nos espaços da Reitoria foi iniciado na última segunda-feira (19), após denúncias feitas pelos estudantes por parte da burocracia universitária. "A gente teve uma enorme conquista diante dos três dias que a gente ocupou o Salão Nobre da Reitoria. Finalmente, a burocracia universitária veio conversar com a gente, depois de tanto tentar intimidar, tanto fazer notas caluniando a luta dos estudantes, finalmente conseguimos marcar a reunião com todas as prós-reitorias, o reitor e o Ministério da Educação e Cultura", disse um dos estudantes participantes da ocupação.
"Isso prova para os estudantes que somente a luta combativa, independente e classista pode alterar os rumos da nossa situação aqui na universidade e combater, de uma vez por todas, o sucateamento da educação pública, tanto superior quanto a secundária, de todo o nosso povo", acrescentou.
Veja o vídeo
Por meio de nota, a UFBA informou que o atraso no pagamento das bolsas estudantis ocorreram a partir de restrições orçamentárias e financeiras de caráter nacional, que atingiu todo o sistema federal de ensino superior. Ainda conforme o texto, inicialmente, houve o pagamento de 71,2% dos benefícios, que foi completo posteriormente.
A Administração Central também afirmou que será organizado um momento de conversa com o estudantes para apresentar e discutir a dinâmica do orçamento e os fluxos de pagamento das bolsas.
"A UFBA informa, ainda, que todas as bolsas estudantis já foram integralmente pagas. A Administração Central permanece aberta ao diálogo e ao fortalecimento das relações institucionais com a comunidade universitária, reafirmando que o processo de escuta e esclarecimento constitui parte essencial do compromisso da Universidade com a convivência democrática e com a construção compartilhada de soluções", finalizou a nota.


