Estudantes do Colégio da Polícia Militar de Lobato vão representar a Bahia na RoboCup 2025
Evento é considerado a maior competição internacional de robótica inteligente do mundo

Foto: Divulgação/Ascom SEC
Duas equipes de estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM) do Lobato, em Salvador, irão representar a Bahia e o Nordeste na RoboCup 2025, a maior competição de robótica do mundo, realizada entre 15 e 21 de julho, na capital baiana. A vaga foi garantida pelo desempenho dos alunos no Campeonato Brasileiro de Robótica 2024, que ocorreu em Goiânia, com apoio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC).
A Robocup reúne estudantes e pesquisadores do mundo inteiro e os insere em desafios que simulam situações reais, como salvamentos, jogos de futebol e automação doméstica.
Ao todo seis alunos foram selecionados para a competição: Anna Júlia Pena, Maria Clara Andrade e Robert Silva, que compõem a equipe BravoBot, e João Marcos de Souza, Larissa Marques e Wendel Abreu, da EchoBot.
Ambas as equipes criaram robôs virtuais de resgate, no entanto, a BravoBot utiliza mapeamento via tecnologia de sensoriamento, enquanto a EchoBot foca na precisão com sensores de distância.
O projeto foi começou em 2023, em parceria com o Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (ACSO) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e contou com atividades laboratoriais e mentoria técnica.
Além da competição em Salvador, os estudantes se preparam para o Campeonato Brasileiro de Robótica 2025, que ocorre em outubro, em Vitória (ES), e será seletiva para o mundial, em 2026.