Estudo afirma que hipertensão pode acelerar o envelhecimento ósseo

O estudo foi apresentado na conferência Hypertension Scientific Sessions 2022

Por Da Redação
Às

Estudo afirma que hipertensão pode acelerar o envelhecimento ósseo

Foto: Reprodução

De acordo com estudo apresentado na conferência Hypertension Scientific Sessions 2022 da American Heart Association, além de aumentar o risco de problemas no coração e nos rins, a hipertensão também pode acelerar o envelhecimento ósseo. 

No estudo, os pesquisadores compararam camundongos jovens com hipertensão induzida a camundongos mais velhos sem a condição para avaliar a possível relação da pressão alta com o envelhecimento ósseo. A idade dos animais jovens era equivalente a humanos de cerca de 20 a 30 anos, já para os mais velhos, a idade era equivalente a humanos de 47 a 56 anos.

Depois de seis semanas, os pesquisadores analisaram os ossos dos camundongos de todos os grupos usando uma técnica de imagem avançada. A saúde óssea foi determinada pela força e densidade do osso.

Os resultados mostraram que os camundongos jovens com hipertensão induzida tiveram uma redução significativa de 24% na fração de volume ósseo, de 18% na espessura do osso trabecular esponjoso - localizado no final de ossos longos, como fêmures e da coluna vertebral - e uma diminuição de 34% na força de falha estimada, que é a capacidade dos ossos de suportar diferentes tipos de força, em comparação com os animais jovens, sem pressão alta.

Por outro lado, os camundongos mais velhos que receberam a infusão de angiotensina-II não exibiram perda óssea semelhante. De modo geral, os ratos velhos, com ou sem pressão alta, exibiram uma qualidade óssea reduzida semelhante à dos ratos jovens hipertensos.

Os pesquisadores também descobriram que os camundongos jovens hipertensos apresentaram um aumento no número de moléculas sinalizadoras inflamatórias, indicando mais inflamação nos ossos quando, em comparação aos camundongos jovens saudáveis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário