• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • OMS: número de casos da varíola dos macacos está em declínio no mundo

OMS: número de casos da varíola dos macacos está em declínio no mundo

A doença foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional em julho de 2022

Por Da Redação
Às

OMS: número de casos da varíola dos macacos está em declínio no mundo

Foto: Khaled Mostafa/OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na última quinta-feira (09) que o número de casos de varíola M, doença que ficou conhecida como varíola dos macacos, continua caindo em todas as regiões, em um declínio contínuo.

A doença foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional em julho de 2022. Desde o seu surgimento, foram relatados mais de 85 mil casos e 92 mortes.

Em janeiro, mais de 30 países notificaram infecções à entidade. Cerca de 90% dos casos relatados, desde novembro, ocorreram na região das Américas.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o declínio no número de casos indica a eficácia das medidas de resposta global. Ele ressaltou que o surto permanece uma emergência de saúde pública de interesse internacional. E que “se não pararmos a transmissão de humano para humano, poderemos enfrentar um ressurgimento de casos”.

O diretor-geral da OMS lembrou que a doença, por muitos anos, tem sido endêmica em diversos países de baixa renda na África. Para ele, mesmo os casos diminuindo em nações não-endêmicas, esse surto global deve despertar maiores investimentos no tratamento em todo o mundo

Tedros pediu aos países que mantenham a vacinação de pessoas de alto risco, melhorias no acesso equitativo a diagnósticos, imunização e tratamento para todos que precisam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário