Estudo alerta que adolescentes recebem mais de 200 notificações diárias em seus celulares
Especialistas expressam preocupações com o desenvolvimento cognitivo

Foto: Reprodução/Istock
Um estudo conduzido pela Common Sense Media mostrou que adolescentes entre 11 e 17 anos recebem, em média, 237 notificações em seus celulares diariamente. Em alguns casos, esse número pode chegar a 5.000 em um período de 24 horas. Especialistas expressam preocupações, uma vez que o cérebro desses jovens ainda está em desenvolvimento. O estudo também revelou que cerca de 23% das notificações chegam durante o horário escolar, onde os participantes utilizam o smartphone por aproximadamente 43 minutos, em média. Além disso, os adolescentes verificam seus celulares mais de cem vezes por dia.
As principais distrações desses jovens nos celulares são redes sociais, como TikTok, Snapchat, Facebook, Instagram e Discord. O TikTok domina o tempo dos jovens, sendo que alguns participantes chegam a passar sete horas diárias no aplicativo.
Especialistas expressam preocupações com o impacto desse ambiente altamente estimulante das redes sociais no cérebro em desenvolvimento dos adolescentes. Benjamin Maxwell, diretor interino de psiquiatria infantil e do adolescente do Rady Children's Hospital-San Diego, alerta para possíveis efeitos prejudiciais na capacidade cognitiva, atenção e memória dessas crianças. O estudo também aponta que o excesso de uso de smartphones pode prejudicar o sono dos adolescentes, com 59% deles online entre 0h e 5h.
Em um artigo publicado na revista Frontiers in Psychiatry, pesquisadores destacam que o uso excessivo de smartphones está associado a funções cognitivas prejudicadas e problemas de saúde mental, além de implicar em problemas físicos como sono inadequado e redução da aptidão física.