Estudo aponta que 1 em cada 3 homens no mundo está infectado com HPV

Prevalência do vírus foi alta nos adultos jovens, com idades entre 25 e 29 anos

[Estudo aponta que 1 em cada 3 homens no mundo está infectado com HPV]

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

Um em cada três homens com mais de 15 anos está infectado com pelo menos um tipo de papilomavírus humano (HPV) genital, e um em cada cinco está infectado com um ou mais dos quais são conhecidos como tipos de HPV de alto risco. A conclusão foi publicado no The Lancet Global Health. 

O estudo foi escrito por um grupo internacional de pesquisadores que avaliaram a prevalência da infecção genital por HPV na população masculina com base em pesquisas publicadas entre 1995 e 2022. 

O resultado global foi de 31% para qualquer tipo de HPV e 21% para HPV de alto risco. O HPV-16 foi o genótipo mais prevalente (5%), seguido pelo HPV-6 (4%).

A prevalência do HPV foi alta nos adultos jovens, com idades entre 25 e 29 anos, estabilizando ou diminuindo ligeiramente a partir desta faixa etária. 

Cerca de 95% dos casos de câncer de colo de útero são relacionados ao HPV. Anualmente, mais de 340 mil mulheres morrem desse tipo de câncer. Nos homens, o vírus já foi associado ao câncer de pênis e ânus, além de câncer de cabeça e pescoço nos dois sexos. Ambos casos ligados ao HPV-16. 

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e sua prevenção é feita através do uso de preservativos nas relações sexuais e vacinação. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!