Estudo aponta que Brasileiro foi o povo que mais sentiu a "inflação da Covid"

Analise feita por economista argentino observou 18 países emergentes

[Estudo aponta que Brasileiro foi o povo que mais sentiu a

FOTO: Reprodução/Trademap

O Brasil é um dos países nos quais as mudanças nos hábitos de consumo durante uma pandemia mais pressionaram o custo de vida das famílias. É isso o que mostra o estudo do economista argentino Alberto Cavallo, professor da escola de negócios da Universidade Harvard, que comparou a inflação causada, especificamente pelas consequências da crise com a variação capturada pelos índices de preços ao consumidor existentes. 

Entre as 18 nações emergentes e desenvolvidas analisadas pelo pesquisador, o Brasil registrou a maior disparidade entre o que ele batizou de "inflação da Covid" e o indicador oficial (o IPCA), em maio. A diferença, no caso brasileiro, foi de 0,88 ponto percentual entre os dois índices acumulados em 12 meses, ante 0,82 ponto percentual nos Estados Unidos e no Uruguai. Em terceiro lugar, aparece a Coreia do Sul, com 0,49 ponto percentual.

Segundo Cavallo, o Brasil aparece no topo da lista porque apresentou uma combinação entre alta forte nos preços de alimentos (9% anual em maio) e queda no custo de transporte (de 2,5%). Ele ressalta que, embora 12 dos 18 países observadoras tenham padrões similares, uma diferença entre as taxas de inflação setoriais brasileiras na pandemia tem sido maior e mais persistente.

O economista diz ainda que não estar tão otimista com os sinais recentes de retomada da atividade no Brasil. "O desemprego não disparou nesta crise porque muitas pessoas afetadas de procurar trabalho. Mas a ocupação após a crise e pode demorar a voltar ao nível anterior à crise". Recentemente, mais de 1 milhão de brasileiros que tinham saído temporariamente da força de trabalho voltaram a buscar uma vaga, levando a taxa de desocupação a subir de 13,2% para 14,3% em uma semana.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!