Estudo aponta que isolamento reduz 27% taxa de transmissão do novo coronavírus

Levantamento analisou o estado da Bahia

[Estudo aponta que isolamento reduz 27% taxa de transmissão do novo coronavírus]

FOTO: Reprodução

De acordo com informações do levantamento “Boletim CoVida – Pandemia de Covid-19”, as medidas de isolamento e distanciamento social implementadas na Bahia conseguiram reduzir em aproximadamente 27% a taxa de transmissão geral da Covid-19. Ainda segundo o estudo, a suspensão da circulação intermunicipal em 10% das cidades baianas gerou um atraso entre os picos de infecção de Salvador e dos demais municípios.

Com base nos resultados, os pesquisadores da “Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade” chegaram à conclusão de que as medidas de distanciamento social e redução no fluxo dos transportes intermunicipais vêm achatando a curva da epidemia na Bahia.

Como efeito destas medidas, o número de casos confirmados no estado até 6 de abril foi menor do que o projetado. Na data, 437 pessoas já tinham se infectado. Entretanto, um modelo criado sem a intervenção governamental aponta que, a quantidade de doentes deveria ser maior que 800 até aquele dia.

Na comparação entre um cenário sem diminuição do fluxo intermunicipal com outro com uma redução de 99% na circulação dos 41 municípios, onde o transporte foi suspenso em decreto do governo estadual, observou-se a criação de dois picos da doença diferente de apenas um como seria com a manutenção das viagens. Até o momento, são 68 cidades baianas atingidas pela medida preventiva.

Modelos

Diversos modelos matemáticos são aplicados para compreender a atual pandemia de Covid-19. O Grupo de Trabalho de Modelagem da Rede CoVida adotou o modelo SIR; uma estratégia analítica produzida a partir de grupos de indivíduos classificados como Suscetíveis, Infectados e Recuperados. Uma das vantagens do modelo é a simplicidade e efetividade na modelagem de epidemias.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!