Estudo aponta que mais de 1 bilhão de jovens podem perder a audição nos próximos anos
A faixa etária de 12 e 34 anos são as que mais possuem hábitos que podem ser prejudiciais

Foto: Reprodução
Esta semana foi divulgado um estudo feito no BMJ Global Health Journal, que apontou que cerca de 1,35 bilhão de jovens entre 12 e 34 anos correm o risco de perder a audição, por terem o hábito de frequentar muitos locais de entretenimento barulhentos e usar fones de ouvido. O otorrinolaringologista Eloá Lumi Miranda, do Hospital Edmundo Vasconcelos, apontou quais podem ser as principais causas dessa perda.
"O risco de perda auditiva depende da intensidade do som [volume], da duração e frequência da exposição. Situações como concertos musicais, festas com som alto e uso de fones de ouvido podem colocar a nossa audição em risco"
O estudo analisou mais de 19 mil pessoas de 20 países diferentes, com 35 compilamentos de registros de audição. As pesquisas foram divididas em dois grupos, com 17 estudos focados no uso de fones de ouvido e 18 em locais barulhentos. Os cientistas estimaram que 48% dos jovens foram frequentemente expostos a ruídos altos em locais de entretenimento, o que equivale a aproximadamente 1,35 bilhão de indivíduos. Já no caso dos dispositivos de escuta pessoal, 23,81% dos jovens se expõem ao ruído excessivo com os fones de ouvido.