Estudo aponta que plasma convalescente é eficaz em casos mais graves da Covid-19
O estudo analisou 316 pacientes inscritos de 28 de março a 6 de julho de 2020

Foto: Reprodução
Pesquisadores do Houston Methodist Hospital realizaram um estudo para examinar a eficácia da transfusão de plasma convalescente Covid-19 versus padrão de tratamento para Covid-19 grave e/ou crítica. O estudo analisou 316 pacientes inscritos de 28 de março a 6 de julho de 2020. A transfusão de plasma convalescente coletado de doadores que se recuperaram de Covid-19 está entre as muitas abordagens que estão sendo estudadas como terapia potencialmente eficaz.
Os autores descobriram que dentro de 28 dias, houve uma redução significativa na mortalidade, especificamente entre os pacientes transfundidos com plasma dentro de 72 horas após a admissão, com um título de domínio de ligação ao receptor de proteína anti-pico igual ou maior a 1:1.350.
Os pesquisadores afirmam que estes estudos até agora mostram que o tratamento é seguro e eficaz em um número promissor de pacientes. Embora a terapia de plasma convalescente permaneça experimental e existam mais pesquisas a serem realizadas, agora existem mais evidências de que esta antiga terapia de plasma tem mérito, é segura e pode ajudar a reduzir a taxa de mortalidade pelo vírus.