Índia ultrapassa a barreira dos 4 milhões de casos de Covid-19
País asiático se tornou o terceiro no mundo a atingir a marca

Foto: Reprodução/Fapesp
Com o registro de 86.432 novos casos neste sábado (5), a Índia chegou a 4.023.179 infecções, tornando-se o terceiro país do mundo a chegar aos quatro milhões de casos de coronavírus. Assim, a segunda nação mais populosa do planeta só fica atrás dos Estados Unidos (mais de 6,3 milhões de casos) e do Brasil (4,1 milhões).
Embora o governo tenha abrandado as restrições à população, a Índia é o país com o crescimento mais rápido no número de casos de covid-19 atualmente (com mais de 80.000 por dia) e o maior número de mortes diárias. Em apenas 13 dias, o total de diagnósticos passou de três para quatro milhões, mais rapidamente que nos dois países do continente americano.
A pandemia está se espalhando por áreas rurais, com infraestrutura de saúde deficitária e, ao mesmo tempo, ressurgindo nas grandes cidades como a capital, Nova Delhi e Mumbai. Quase um quarto dos novos casos diários são registrados no estado de Maharashtra, que inclui Mumbai.
Shamika Ravi, professora de economia e ex-conselheira do governo que acompanhou de perto a evolução da epidemia na Índia, disse que o país "está muito longe" do pico e que Maharashtra deve se tornar o "centro" da campanha contra o coronavírus.
"Não pode haver controle da covid-19 na Índia sem controlar a epidemia em Maharashtra", escreveu ela no Twitter. "Dada a sua importância econômica, Maharashtra continuará a influenciar a disseminação da infecção em outras partes do país," acrescentou.