Estudo aponta queda de até 14 milhões de vagas de emprego e de até 11% no PIB

A pesquisa avaliou tendências no consumo e exportações

Por Da Redação
Às

Estudo aponta queda de até 14 milhões de vagas de emprego e de até 11% no PIB

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Um estudo feito pelo Instituto de Economia da Universidade Federal da Rio de Janeiro apontou três cenários possíveis para avaliar os impactos macroeconômicos e setoriais da Covid-19 no Brasil.

A pesquisa mostra três cenários possíveis: o otimista, o de referência e o pessimista. O emprego foi uma das variáveis mais afetadas com potencial queda de 4,7 milhões de ocupações no cenário otimista, de 8,3 milhões de ocupações no cenário referência e 14,7 milhões no cenário pessimista.

Segundo os economistas, o impacto potencial de redução nas ocupações indica uma redução na demanda pela ‘força de trabalho'. O estudo aponta que esse alto número de cortes de vagas, no cenário pessimista, traria uma consequência de retração de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Já no cenário otimista há uma variação negativa do PIB de 3,1% em 2020, que resultaria na redução de 4,7 milhões de empregos. E no cenário de referência, o PIB estimado é de 6,4%.

A pesquisa avaliou tendências no consumo, exportações e investimentos desagregados em 123 bens e serviços, de 12 setores produtivos, com base na classificação das Contas Nacionais do IBGE.

O estudo traça ainda simulações para a queda de arrecadação de impostos indiretos com uma queda estimada no total de impostos sobre bens e serviços líquidos de subsídios de 4,1%, 8,2% e 13,9% nos cenários otimista, referência e pessimista, respectivamente, mostrando-se superior à queda do PIB.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.