Estudo associa uso de analgésicos a perigo na gravidez

Pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, analisaram dados de mais de 15 mil gestantes que tomaram remédios para alívio de dor

[Estudo associa uso de analgésicos a perigo na gravidez]

FOTO: Heloísa Cristaldo/Agência Brasil

Um estudo publicado na revista científica BMJ Open mostra que o uso de de analgésicos para aliviar os desconfortos durante gravidez podem causar aumento do risco de complicações na gestação, parto prematuro, parto de bebê natimorto e problemas na formação do feto.

A pesquisa feita na Universidade de Aberdeen, na Escócia, é baseada na análise dos prontuários médicos de 151.141 gestantes que tomaram paracetamol, aspirina, ibuprofeno, diclofenaco ou naproxeno durante a gestação, ao longo de três décadas.

"O controle da dor é atualmente uma prioridade terapêutica durante a gravidez. Nossas descobertas de aumento do risco de resultados adversos à saúde da prole após o uso materno pelo menos no primeiro trimestre de analgésicos de venda livre são cruciais para obter informações para o manejo da dor durante a gravidez”, escreveram no artigo.

O parto prematuro foi cerca de 50% mais provável entre as mulheres que tomaram um dos cinco analgésicos em algum momento da gravidez. Já a incidência de natimorto foi 33% maior entre elas. A morte neonatal, quando um bebê morre nas primeiras quatro semanas de vida, se mostrou 50% maior.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!