Reino Unido faz alerta à OMS sobre caso raro de varíola dos macacos

Doença foi registrada em paciente do Reino Unido que viajou para a Nigéria

[Reino Unido faz alerta à OMS sobre caso raro de varíola dos macacos]

FOTO: Divulgação/OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (16), em comunicado, que um caso de varíola dos macacos, zoonose silvestre que pode infectar humanos, foi registrado em um paciente do Reino Unido que viajou para a Nigéria. Segundo o órgão, o rastreamento de pessoas que tiveram contato com o indivíduo, em ambientes de saúde e no voo, começou a ser realizado no último dia 11 e será mantido por 21 dias. Até o momento, nenhuma pessoa que teve contato com o infectado apresentou sintomas.

O paciente apresentou erupções na pele em 29 de abril e voltou para o Reino Unido no dia 4 de maio. Mesmo sendo um caso suspeito, ele foi separado dos demais pacientes. No último dia 7, a OMS recebeu o informe. “Como o caso foi imediatamente isolado e o rastreamento de contato foi realizado, o risco de transmissão relacionada a esse caso no Reino Unido é mínimo”, disse a entidade.

A OMS alertou, no entanto, que “como a fonte de infecção na Nigéria não é conhecida, permanece o risco de transmissão contínua” no país. No último sábado (14), a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) informou que investiga dois casos da doença em Londres. São pessoas que moram na mesma casa e não têm ligação com a infecção ocorrida na Nigéria.

Classes do vírus e crianças 

A OMS informou, ainda, que há duas classes do vírus da varíola dos macacos. Uma da África Ocidental e outra da Bacia do Congo, que fica na África Central. Essa última classe pode ser mais agressiva em certos pacientes. A taxa de casos fatais para o tipo de varíola dos macacos no oeste africano é de 1%, segundo a entidade. Mas no caso da classe da Bacia do Congo, a possibilidade de morte pode chegar até 10%.  As crianças também estão sob maior risco, e a varíola dos macacos durante a gravidez pode levar a complicações, doença congênita ou levar à morte do bebê. 

Doença

A varíola dos macacos (Monkeypox) é uma doença transmitida de animais para humanos (zoonose) silvestre. As infecções humanas incidentais ocorrem esporadicamente em partes florestais da África Central e Ocidental. A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence à família dos ortopoxvírus. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias. A doença é muitas vezes autolimitada com sintomas geralmente desaparecendo espontaneamente dentro de 14 a 21 dias. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Gás natural terá redução de 25% no preço, diz Alexandre Silveira]

Segundo Alexandre Silveira, a redução será um benefício significativo para o mercado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!