• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo com cobaias aponta que ButanVac é eficaz contra variantes do novo coronavírus

Estudo com cobaias aponta que ButanVac é eficaz contra variantes do novo coronavírus

Caso seja aprovada, vacina será produzida 100% no Brasil

Por Da Redação
Ás

Estudo com cobaias aponta que ButanVac é eficaz contra variantes do novo coronavírus

Foto: Getty Images

A ButanVac, candidata à vacina contra o novo coronavírus, teve eficácia comprovada contra as variantes Alfa, Beta e Gama durante estudos pré-clínicos. Os resultados, publicados na revista científica "Nature Communications" na última quinta-feira (28), foram conduzidos por cientistas do Instituto Butantan, da Escola de Medicina Icahn do Hospital Mount Sinai, em Nova York, da Universidade de Maryland, e de pesquisadores do Vietnã e da Tailândia. 

Nesta fase dos estudos, os testes foram realizados em cobaias. Apesar disso, os desenvolvedores já divulgaram uma prévia de resultados da fase 1, com voluntários, que indicam que a ButanVac é segura e gera resposta imunológica em pacientes, conforme estudos iniciais em humanos na Tailândia.

Conforme os dados divulgados, os pesquisadores testaram duas versões da vacina em camundongos e hamsters. A primeira versão, produzida no Butantan, utiliza o vírus inativados para administração intramuscular, enquanto a segunda versão usa o vírus vivo e sua aplicação é via intranasal. 

“Foi observado que camundongos e hamsters vacinados com a NDV-HXP-S (nome internacional da Butanvac) desenvolveram fortes respostas de anticorpos que não apenas neutralizaram o coronavírus SARS-CoV-2, mas também neutralizaram as variantes de preocupação", apontam os pesquisadores.

As investigações quanto à eficácia da vacina contra as variantes de preocupação foram realizadas paralelamente aos testes clínicos em humanos, que avaliaram a eficácia e a segurança do imunizante contra a Covid-19. O Butantan deverá produzir 100% do imunizante em sua própria infraestrutura, caso a vacina se comprove eficaz. Até o momento, os testes brasileiros são realizados em Ribeirão Preto (SP), Guaxupé (MG), São Sebastião do Paraíso (MG) e Itamogi (MG).

Vacina

A ButanVac usa um vetor viral que contém a proteína Spike do novo coronavírus de forma íntegra. O vírus utilizado como vetor é o da doença de Newcastle, uma infecção que afeta aves. Ela é produzida totalmente em solo brasileiro a partir da inoculação do vetor viral em ovos embrionados de galinhas, mesma tecnologia da vacina contra a gripe.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.