Estudo comprova eficácia da vacina da dengue entre adolescentes

Pesquisa da Fiocruz e UFMS mostra que uma dose já reduz pela metade o risco de infecção

Por Da Redação
Às

Atualizado
Estudo comprova eficácia da vacina da dengue entre adolescentes

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) confirmou a eficácia da vacina Qdenga contra a dengue em adolescentes. A pesquisa publicada nesta terça-feira (19) na revista The Lancet Infectious Diseases, analisou dados de aplicação do imunizante em São Paulo entre fevereiro e dezembro de 2024.

De acordo com os resultados, uma única dose reduziu em 50% o risco de casos sintomáticos e em 67,5% o risco de hospitalizações. A aplicação da segunda dose aumentou a proteção contra sintomas para 61,7%. A resposta foi observada já a partir do oitavo dia após a primeira dose.

“Os resultados mostram que uma única dose já oferece 50% de proteção contra casos sintomáticos de dengue e 67,5% contra hospitalizações. A segunda dose aumentou a eficácia contra sintomas para 61,7%”, afirmou Julio Croda, pesquisador da Fiocruz e da UFMS e coordenador do estudo.

A análise avaliou informações de 92.621 adolescentes entre 10 e 14 anos que realizaram testes de diagnóstico para dengue. O levantamento mostrou ainda que a proteção foi efetiva contra os dois sorotipos do vírus que circularam durante a epidemia de 2024, mas apontou redução da eficácia da primeira dose após 90 dias, reforçando a importância da segunda aplicação.

Para Croda, trata-se da primeira evidência significativa em “vida real” que comprova a eficácia da Qdenga fora dos ensaios clínicos. Segundo ele, os dados mostram que a vacinação pode “salvar vidas e desafogar os hospitais durante epidemias”.

A vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, com foco inicial em adolescentes, devido à capacidade limitada de produção. Paralelamente, o Instituto Butantan desenvolve um imunizante em dose única que ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso autorizado, poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses nos próximos três anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.