Estudo conclui que capacidade de transformar alimentos em energia não diminui com o envelhecimento

Pesquisadores avaliaram 6,6 mil pessoas de todas as faixas etárias, de recém-nascido a idosos com 90 anos

[Estudo conclui que capacidade de transformar alimentos em energia não diminui com o envelhecimento]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo sobre o metabolismo dos seres humanos, que envolveu cientistas de 29 países, concluiu que a capacidade humana de transformar alimentos em energia não diminui com o passar dos anos. O mito de que depois dos 20 ou 30 anos, é inevitável ganhar peso e se sentir menos disposto, caiu por terra.

Os pesquisadores avaliaram 6,6 mil pessoas de todas as faixas etárias, de recém-nascido a idosos com 90 anos, e descobriu que não há uma mudança significativa no ritmo do corpo quanto à queima de calorias, entre  os 20 e 60 anos.

A pesquisa ainda pontuou que bebês queimam calorias 50% mais rápido do que adultos. E após o primeiro ano de vida, isso vai diminuindo até os 20 anos. Dali não saímos até os 60, quando o metabolismo começa a desacelerar, e a necessidade de energia vinda dos alimentos diminui.

Mas esse estudo não quer dizer que é possível evitar o envelhecimento, visto que a passagem de tempo deixa outras marcas, como diminuição de circulação de alguns hormônios ou perda gradativa de massa muscular.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!