Estudo divulgado pela FGV, demonstra que a consumidores esperam uma inflação de 5,2% em 12 meses

Comparado com o mesmo mês de 2019, houve elevação de 0,2 ponto porcentual

[Estudo divulgado pela FGV, demonstra que a consumidores esperam uma inflação de 5,2% em 12 meses]

FOTO: Getty Images

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores e divulgado pela FGV, a média da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou estável em 5,2% em janeiro, resultado igual ao de dezembro do ano passado. Comparado com o mesmo mês de 2019, houve elevação de 0,2 ponto porcentual.

Em nota, a FGV informou que "apesar da expectativa mediana de inflação dos consumidores para os próximos doze meses ter se mantido estável em janeiro, ela carrega o viés de alta dos últimos meses com projeções acima da meta de inflação estabelecida pela autoridade monetária para 2021 (3,75%)".

Segundo a Fundação, o motivo da inflação pode ser explicado por causa do aumento dos alimentos e encarecimento da conta de luz, devido ao sistema de bandeiras que cobra na taxa adicional na tarifa. 

Na distribuição por faixas de inflação, 39,7% dos consumidores projetam inflação acima do limite superior da meta perseguida pelo Banco Central para 2021, que é de 5,25%, considerando a margem de 1,5 ponto a partir da meta de 3,75%. 

Observando pela faixa de renda dos consumidores, as expectativas para a inflação nos próximos 12 meses desaceleraram ligeiramente entre os entrevistados de menor poder aquisitivo. Por outro lado as expectativas ganharam um pouco mais de força para as famílias com maior poder aquisitivo. 


Comentários