Estudo diz que aliens podem estar 'sugando' energia de buracos negros
Astrofísico diz que a ocorrência desse tipo de extração pode revelar que não estamos, de fato, sozinhos no Universo

Foto: Reprodução
Estudo publicado na revista Physical Review D indica que civilizações desconhecidas podem estar se aproveitando poder de buracos negros para alimentarem suas tecnologias – e identificar a ocorrência desse tipo de extração pode revelar que não estamos, de fato, sozinhos no Universo.
De acordo com o estudo, por enquanto, estamos tão longe de explorar essas áreas quanto elas estão da Terra, uma vez que o corpo espacial do tipo mais próximo daqui encontra-se a, pelo menos, mil anos-luz de distância, e a viagem demandaria várias gerações mesmo com equipamentos que, ainda, existem apenas no imaginário de pesquisadores.
De todo modo, supondo-se que alguém lá fora esteja um tanto mais avançado que o Homo sapiens sapiens e que tenha criado dispositivos à altura da tarefa, tais componentes seriam implementados fora do horizonte de eventos, a partir do qual coisa alguma escapa. Por lá, erupções de plasma certamente ocorreriam, e esse tipo de evento já foi detectado por cientistas.
Luca Comisso, astrofísico da Universidade de Columbia, coautor do estudo diz que é como manifestações não naturais se pareceriam a nossos olhos. Contornando-se esse obstáculo, saberíamos que existe a esperança de que uma fonte praticamente inesgotável de um recurso fundamental à nossa sobrevivência está ao alcance de qualquer um com os avanços necessários.
"Somente aplicamos a física ao papel. Entretanto, estou trabalhando com um colega meu para aplicar isso à realidade, para procurar civilizações, para tentar ver que tipo de sinal você precisaria procurar", afirma.