Estudo em macacos mostra capacidade do coronavírus infectar pênis, testículos e próstata

Doença pode impactar saúde sexual e fertilidade de homens

Por Da Redação
Às

Estudo em macacos mostra capacidade do coronavírus infectar pênis, testículos e próstata

Foto: Reprodução/Pixabay

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Covid-19 mostrou-se capaz de provocar diversos danos a órgãos para além dos pulmões, incluindo o coração, os rins e o cérebro. Um estudo nos Estados Unidos, porém, revelou que o vírus causador da doença ainda é capaz de infectar os tecidos do trato genital masculino. 

A pesquisa foi realizada com macacos rhesus contaminados com a SARS-CoV-2 e mostrou que o vírus atingiu a próstata, os testículos e o pênis. Uma técnica de tomografia computadorizada de corpo inteiro foi utilizada pelos cientistas. 

“Mas o sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino”, disse o pesquisador Thomas Hope, professor de biologia celular e do desenvolvimento da Northwestern Feinberg School of Medicine, em Chicago, em um comunicado. “Não tínhamos ideia de que o encontraríamos lá”.

O estudo mostra como o vírus pode causar impactos na próstata, pênis, testículos e na vasculatura testicular. 

“Esses resultados indicam que a dor testicular, disfunção erétil, hipogonadismo, redução da contagem e qualidade de espermatozoides e diminuição da fertilidade associada à infecção por SARS-CoV-2 são uma consequência direta da infecção das células do trato reprodutivo masculino e não mecanismos indiretos, como febre e inflamação”, disse Hope.

Ainda segundo ele, mesmo que a condição acometa uma pequena porcentagem dos infectados, representa milhares de homens que podem sofrer com o impacto negativo, tanto na saúde sexual, quanto na fertilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.