Estudo indica que mulheres têm mais risco de contrair a Covid-19
Motivo pode estar relacionado com síndrome que atinge os ovários

Foto: Divulgação
Um estudo britânico indicou que as mulheres têm mais risco de contrair a Covid-19 em comparação com outras mulheres na mesma faixa etária e sexo.
Os pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriram que as mulheres com a síndrome tinham 51% mais chances de infecção confirmada ou suspeita de Covid-19 do que as mulheres que não tiveram covid-19.
Conforme um dos autores do estudo, Wiebke Arlt, um dos possíveis agravantes da doença está relacionada com a síndrome dos ovários policísticos, que afeta cerca de uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Segundo Arlt, a síndrome deveria ser considerada uma comorbidade.
"A síndrome é completamente subestimada em seu impacto. É uma espécie de problema reprodutivo que não é clinicamente relevante. Mas isso está completamente errado. As pacientes precisam ser vistas como uma população de alto risco", disse Arlt, que é diretor do Instituto de Pesquisa em Metabolismo e Sistemas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido.
A pesquisa também aponta que mais da metade das mulheres com a síndrome desenvolvem diabetes antes dos 40 anos e até 80% estão acima do peso. Além disso, elas encontram risco maior de resistência à insulina, doenças cardíacas e câncer endometrial.
"Está afetando tantas pessoas que seria bom olhar para trás nesta literatura e apenas investigar, porque esses são fatores de confusão", disse a diretora do Centro de Síndrome do Ovário Policístico da Penn Medicine, Anuja Dokras.


