Estudo mostra efeitos da Covid-19 na placenta de gestantes e reflexos nos fetos

Pesquisa foi realizada por pesquisadores do Paraná

[Estudo mostra efeitos da Covid-19 na placenta de gestantes e reflexos nos fetos]

FOTO: Reprodução/TV Brasil

Um estudo feito por pesquisadores do Paraná revelou que a Covid-19 pode afetar a placenta de gestantes, com reflexo nos fetos. Entre os reflexos estão o nascimento prematuro e até morte intrauterina do bebê.  

Fizeram parte do estudo os cientistas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPPPP).

A pesquisa foi desenvolvida no Hospital de Clínicas e no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, com permissão das pacientes e aprovação do Comitê de Ética das instituições.

Nos casos assintomáticos da doença em mulheres grávidas, foi concluído que as infectadas não precisaram de internação e o vírus não teve nenhum tipo de efeito no bebê. “Não encontramos efeito nem a longo prazo e nem imediatamente com a mãe que está em casa, já no finalzinho da gestação, que está com covid e foi para o hospital ganhar o bebê. A gente não encontrou nenhum evento adverso”, disse à Agência Brasil a professora Lúcia de Noronha, da Escola de Medicina da PUCPR, uma das coordenadoras do estudo.

Por outro lado, praticamente todas as mães que foram hospitalizadas com a forma moderada ou grave da Covid-19 tiveram reflexos no feto, seja por  um parto prematuramente induzido, porque o bem-estar fetal estava comprometido, seja pela perda do bebê. “Foi o evento mais raro, mas aconteceu nas formas moderadas e graves que necessitaram de hospitalização. As formas leves não tiveram problemas, o que é uma excelente notícia, porque significa que a imensa maioria das mães vai ter seus bebês normalmente”, afirmou Lúcia.

A coordenadora ainda explicou que essas mulheres foram acometidas na forma moderada ou grave da doença porque tinham comorbidades, como obesidade, diabetes e hipertensão. “Mas os bebês não morreram por causa da comorbidade e sim por causa da covid. As mães tiveram forma grave porque tinham comorbidades”, disse.

Ela também explicou como o bebê era afetado pela Covid-19 através da mãe. “É a forma grave da doença que faz essa lesão vascular importante. E essa lesão vascular é no corpo todo da mãe, incluindo a placenta, que é a comunicação da mãe com o bebê. E os vasos têm de estar saudáveis”, acrescentou Lúcia.


Comentários