Estudo mostra que brasileiros confiam 'pouco' nas pessoas e prejudica avanços

Nível de confiança é maior em países com maior desenvolvimento econômico

[Estudo mostra que brasileiros confiam 'pouco' nas pessoas e prejudica avanços]

FOTO: Getty Images

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgado pelo Estadão/Broadcast nesta quinta-feira (13), mostra que os brasileiros e latino-americanos confiam menos nas pessoas. Essa realidade contribui, segundo o levantamento, para o baixo desenvolvimento econômico e social da região. Os dados mostram que apenas 12,6% dos latino-americanos confiam na maioria das pessoas. 

Último colocado entre os vizinhos, o Brasil tem uma desconfiança ainda maior: somente 4,69% dos brasileiros acreditam uns nos outros. O percentual está abaixo da média mundial (25%) e dos países ricos que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) 41%. O estudo analisou também correlações entre a confiança e questões como níveis de produtividade, inovação e formalização do mercado de trabalho e concluiu que, quanto maior o descrédito, pior são as questões econômicas e sociais.

Na América Latina, o nível de confiança é maior justamente em países com maior desenvolvimento econômico e humano: no Uruguai (21,08%), México (18,37%) e Chile (17.07%). Na Argentina, o nível é de 16,15%. O penúltimo colocado, ainda à frente do Brasil, é a Venezuela, com 5,21%.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!