Estudo mostra que fezes causaram surto de Covid-19 em cidade da China

Vazamento de esgoto do banheiro de um casal contaminado foi o causador do surto

[Estudo mostra que fezes causaram surto de Covid-19 em cidade da China]

FOTO: Reprodução

Um estudo publicado no periódico científico Clinical Infections Diseases comprovou que fezes contaminadas com Covid-19 foram responsável por um surto em Guangzhou, uma cidade na China, em abril deste ano.   

A disseminação da doença, segundo a pesquisa, ocorreu a partir de um vazamento de esgoto provocado pela ruptura de um cano no banheiro da casa de um casal infectado com o vírus. Isso fez com que o esgoto inundasse ruas e contaminasse a comunidade. 

O casal afirmou que teria se infectado em um mercado onde ocorria um surto da doença. A partir disso, os pesquisadores afirmam que, ao entrevistar moradores da região infectados, constataram que não haviam frequentado o mesmo mercado nem tinham estabelecido contato com o casal, reforçando a hipótese de outro meio de contaminação.

Foram coletadas também amostras de superfícies de dentro e fora das casas, os quais confirmaram que o vírus detectado no banheiro do casal era o mesmo na sola de sapatos e pneus de bicicleta da vizinhança. Todos que apresentaram teste positivo foram colocados de quarentena. 


Comentários