• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Estudo mostra que paternidade é capaz de gerar mudanças no cérebro

Estudo mostra que paternidade é capaz de gerar mudanças no cérebro

O estudo pioneiro foi publicado na revista Cerebral Cortex

Por Da Redação
Ás

Estudo mostra que paternidade é capaz de gerar mudanças no cérebro

Foto: Reprodução/ pixabay

Um estudo colaborativo entre instituições de pesquisa dos Estados Unidos e da Espanha verificou que a paternidade é capaz de gerar mudanças no cérebro. O estudo pioneiro foi publicado na revista Cerebral Cortex.

Pesquisadores decidiram olhar para os pais, e verificar através de exames de imagem, se a chegada do bebê promovia modificações cerebrais, também nos homens. 

Ao todo, 57 voluntários participaram do estudo. Desse montante, 20 homens eram dos Estados Unidos, e 20 da Espanha. Os outros 17, também espanhóis, serviram como grupo de controle. 

Para participação no estudo, foram selecionados pais de primeira viagem que conviviam com suas companheiras grávidas. 

Os exames de mapeamento do cérebro, por ressonância magnética, foram realizados enquanto suas companheiras ainda estavam gestando e repetidos após 6 meses do nascimento do bebê.

Os cientistas notaram, que similarmente às mães, os pais também passam por modificações na estrutura cerebral, mas após o nascimento do bebê.

Para os pesquisadores, o nascer de uma criança promove a neuroplasticidade em decorrência da experiência e acarretam modificações estruturais.

Assim como ocorre com as mães, os pais também apresentaram uma diminuição do volume cerebral relacionados a áreas específicas. Se tratando deste grupo, a modificação mais evidente estava relacionada ao sistema visual.

Os pesquisadores afirmam que mais pesquisas devem ser realizadas nessa área, não somente para se compreender os processos neurológicos causados pela paternidade, mas também, em termos de criação de políticas públicas, como o aumento do tempo para licença paternidade, movimento que já ocorre em alguns países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário