Estudo mostra que vírus da gripe ataca coração, causa avarias elétricas e deixa cicatrizes

Descoberta foi de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA

[Estudo mostra que vírus da gripe ataca coração, causa avarias elétricas e deixa cicatrizes]

FOTO: Reprodução/Freepik

Um novo estudo sobre o vírus da gripe, dessa vez conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou novos efeitos colaterais como danos diretamente ao coração, o que contradiz a  tese de que as complicações cardiológicas se davam pela inflamação intensa dos pulmões dos pacientes.

Os resultados do estudo foram publicados em artigo na revista Science Advances, edição de quarta-feira (11). Os cientistas mostram como o vírus influenza provocou avarias elétricas e cicatrizes no coração de camundongos por meio de uma infecção direta.

Anteriormente, os pesquisadores já haviam encontrado partículas do vírus da gripe nas células cardíacas de camundongos infectados, mas não conseguiram determinar se era a presença dele que estava causando os problemas.

Com o avanço das pesquisas, eles observaram que, para resolver a questão, seria preciso modificar o influenza geneticamente de modo que não se replicasse no coração. Foi então que viram que os camundongos infectados desenvolveram sintomas clássicos da gripe, só que sem complicações cardíacas.

"Agora precisamos descobrir o que a infecção direta faz: está matando as células do coração? Tem ramificações de longo prazo? As infecções repetidas têm complicações cardíacas que se acumulam com o tempo? Há muitas perguntas agora para nós respondermos", disse em comunicado o autor principal do estudo, o professor Jacob Yount, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[ Sem respostas, família procura baiana que vive no Rio Grande do Sul]

Lívia Rebouças de Jesus, de 36 anos, vive no território gaúcho há nove anos com o marido e o filho.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!