Estudo mostra que vitamina D pode frear as lesões da psoríase

Cerca de 5 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil

[Estudo mostra que vitamina D pode frear as lesões da psoríase]

FOTO: Pixabay

Cerca cinco milhões de pessoas no Brasil têm psoríase, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A doença não tem cura, mas um estudo apresentado nesta semana, na reunião de 2023 da Sociedade Americana de Nutrição, mostra a influência da vitamina D no processo autoimune.

Hábitos terapêuticos podem melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela condição que faz as células da pele se acumularem, formando manchas e lesões. Segundo a pesquisa da Brown University, nos Estados Unidos, a substância pode desempenhar um papel importante na gravidade da patologia, evitando que ela se espalhe pelo corpo.

A professora associada da Brown University, nos Estados Unidos, e líder do estudo, Eunyoung Cho, explicou que começou a estudar o assunto após o crescente interesse público pela suplementação de vitaminas.

"Quisemos examinar ainda mais a conexão entre os níveis de vitamina D e a gravidade da psoríase. Poucos estudos têm procurado essa associação em grupos de pessoas (...) ou examinado essa relação por meio de uma perspectiva de nutrição clínica."

Foram identificadas 491 pessoas com psoríase entre mais de 40 mil participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES). 

Ao avaliar as informações, o grupo descobriu que níveis mais baixos ou deficiência de vitamina D estavam significativamente associados a uma maior gravidade da psoríase. Os pesquisadores também notaram que os pacientes com a menor quantidade de área corporal afetada pela doença apresentavam taxas mais altas da substância, enquanto aqueles com mais áreas afetadas, menor quantidade.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos]

A investigação foi determinada depois que Hong Kong suspendeu no mês passado as vendas de três misturas de temperos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!