Estudos apontam que Baleias Francas estão menores devido à pesca
As mudanças nas condições do oceano que afetam a disponibilidade de presas podem ter ligações para o desempenhando na redução do comprimento corporal dos animais

Foto: Michael mooreycarokym millerywho
Cientistas descobriram que o corpo das baleias francas do Atlântico Norte está menor. As mudanças nas condições do oceano que afetam a disponibilidade de presas podem ter ligações para o desempenhando na redução do comprimento corporal dos animais.
Ainda segundo os cientistas, mesmo as belias sendo protegidas da captura direta, elas são significativamente mais baixas em comparação com 40 anos atrás, devido, em parte, à pesca comercial.
O estudo que foi escrito por Joshua Stewart da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e seus colegas no New England Aquarium, Oregon State University e Woods Hole Oceanographic Institution, documenta os desafios enfrentados pelas baleias francas, conforme indicado por mudanças em seus características da história de vida, incluindo tamanho.
Os pesquisadores usaram medições de fotogrametria aérea coletadas de aeronaves tripuladas e drones operados remotamente ao longo de um período de 20 anos para procurar mudanças no comprimento do corpo das baleias.
O estudo descobriu que quanto menor a baleia, maior a probabilidade de um emaranhamento se tornar letal, porque a energia armazenada no animal será menor.
Os pesquisadores pedem ações de gestão mais fortes para reduzir os impactos das artes de pesca e das operações dos navios.