Etanol e açucar lideram ranking da inflação este ano, aponta IBGE

Pimentão, gasolina, óleo diesel, mandioca, café moído, gás veicular, revista e gás botijão também fazem parte do ranking

Por Da Redação
Ás

Etanol e açucar lideram ranking da inflação este ano, aponta IBGE

Foto: Reprodução

De acordo com dados do IPCA-15 de dezembro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o etanol lidera o ranking do acumulado da inflação, com uma alta de 63,28%. O açúcar refinado aparece na segunda colocação, com um aumento de 50,93%.

Este ano, no “top 10” da inflação ainda aparecem o pimentão (50,75%), gasolina (49,59%), óleo diesel (48,01%), mandioca (46,21%), café moído (45,65%), gás veicular (43,26%), revista (40,31%) e gás botijão (38,07%).

Com o aumento do etanol, a gasolina também foi afetada. A adição de 27% do derivado da cana, que geralmente serve para baratear o preço nas bombas, acabou tendo o efeito contrário. Dos dez itens com maior aumento da inflação em 2021, cinco são do setor de combustíveis: etanol, gasolina, diesel, gás veicular e gás botijão.

Apesar de ser só o quarto item com maior alta acumulada em 2021, a gasolina é o principal produto que impactou a prévia da inflação no mês dezembro. Já a energia elétrica, mesmo não estando entre os primeiros colocados no ranking, acumulou um crescimento de 27,34% e é um dos componentes com maior efeito individual no índice.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário