• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • "Eu não sou Harry Potter", diz Rui Costa sobre as mortes causadas por policiais na Bahia

"Eu não sou Harry Potter", diz Rui Costa sobre as mortes causadas por policiais na Bahia

O policiais baianos são que mais matam no Brasil

Por Da Redação
Ás

"Eu não sou Harry Potter", diz Rui Costa sobre as mortes causadas por policiais na Bahia

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (17) a Cynara Menezes, do Jornal da Fórum,  e foi perguntado sobre as mortes causadas por policiais na Bahia. Segundo pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), os policiais são os que mais matam, sobretudo jovens negros e pobres baianos.  

"Eu não resolvi a questão, porque eu não sou Harry Potter, eu não tenho uma varinha do Harry Potter. A questão da violência, infelizmente, está associada a todo um quadro social e econômico, que acompanha o país que acompanha a Bahia que acompanha outros estados, o que eu posso lhe dizer e me orgulho disso é que ao longo dos  seis anos que eu sou o governador, nós tivemos sucessivas quedas do número de homicídios da Bahia, ano após ano, este ano novamente nós estamos com queda expressiva então isso, sendo muda com a varinha mágica, você muda com ação concreta" disse.

A Polícia Militar da Bahia é composta de 33 mil homens e mulheres na Bahia. Segundo o estudo, 32% das ações da polícia baiana resultam em mortos e feridos e metade das chacinas que aconteceram no último ano foi por ocorrência policial. 

Entre julho de 2019 e maio de 2020, a pesquisa analisou 12.599 eventos ligados à segurança pública e casos de violência que foram noticiados por veículos de imprensa

"Tem policiais que não respeitam a lei, a norma da polícia, assim como tem como tem padres, pastores e médicos que cometem legalidade. A diferença é que no caso da polícia eles possuem armamento, e são letais na atuação quando não cumpre a norma a lei. Mas isso não é tão trivial, ao longo dos anos nós temos sido muito enérgicos", completou Rui. 

Foram 24 chacinas registradas neste período na Bahia, o segundo maior número do levantamento, perdendo apenas, de novo, para o Rio de Janeiro, que teve 51.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.