"Eu tenho idade de falar mais grosso com ele”, brinca Lula sobre conversa com Trump
Presidente comentou sobre reunião com o presidente dos EUA realizada na última segunda-feira (6)

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (10), que a conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abordou questões comerciais e teve um tom amistoso. Os presidentes dialogaram durante encontro virtual na última segunda-feira (6).
Durante o lançamento de um programa de crédito imobiliário do governo federal, o petista relatou que iniciou o telefonema com uma brincadeira sobre a idade dos dois líderes.
“Eu completei 80 anos no último dia 6 de outubro, no dia que eu conversei com o Trump. Eu comecei a conversar com o Trump assim: 'Eu estou completando 80 anos de idade e você vai completar 80 anos dia 14 de junho'. Ele é mais novo do que eu, portanto eu tenho idade de falar mais grosso com ele”, afirmou.
Lula comentou ainda a divergência sobre a data de seu nascimento. Na certidão, consta 6 de outubro, mas o presidente diz considerar 27 de outubro como o dia correto, com base no relato de sua mãe, Eurídice Ferreira de Mello, conhecida como Dona Lindu.
O petista afirmou que, devido à idade avançada dos dois, a relação entre Brasil e Estados Unidos deve ser pautada pelo diálogo.
“Olha, nós dois, com 80 anos, a gente não pode passar discórdia, desavença, pro restante do mundo. A gente tem que passar harmonia, precisamos conversar, vamos colocar na mesa. Não tem tema proibido para conversar comigo. Eu sou corinthiano, mas tenho muito amigo palmeirense”, disse.
Lula acrescentou que o telefonema marcou a retomada de um diálogo que, segundo ele, deveria ter sido contínuo.
“Eu nunca tratei presidente de outro país ideologicamente, quem tem que tratar ideologicamente é o povo que elegeu ele. Eu tenho que tratar com respeito e ele me tratar com respeito. O Brasil não tem interesse de brigar com os Estados Unidos”, concluiu.