EUA abre processo contra Google por monopólio ilegal em buscas e anúncios on-line

Resultado pode causar profundas mudanças na estrutura de gigantes da tecnologia

Por Da Redação
Ás

EUA abre processo contra Google por monopólio ilegal em buscas e anúncios on-line

Foto: Reprodução/Olhar Digital

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com processo contra o Google, acusando a empresa de manter um monopólio ilegal sobre buscas e anúncios. É o desafio legal mais significativo do governo que questiona o poder de mercado de uma empresa de tecnologia em uma década, de acordo com funcionários da agência. Os legisladores também acusaram Apple, Amazon e Facebook de abusar de seu poder de mercado. 

No processo, o governo americano alega que a gigante mantém ilegalmente seu monopólio sobre a pesquisa por meio de vários contratos comerciais exclusivos e acordos que impedem a concorrência, disseram os funcionários. que não foram autorizados a falar oficialmente, de acordo com fontes com conhecimento do assunto.

O procurador-geral William P. Barr, nomeado pelo presidente Donald Trump, desempenhou um papel bastante ativo na investigação ao pressionar os advogados de carreira do Departamento de Justiça a abrirem o caso até o final de setembro, provocando reação dos advogados que queriam mais tempo e reclamaram de influência política.

O processo pode se estender por anos e desencadear uma enxurrada de outros processos antitruste apresentados por procuradores-gerais estaduais. Cerca de quatro dezenas de estados e jurisdições conduziram investigações paralelas e devem trazer queixas separadas contra o controle da empresa sobre a tecnologia para publicidade on-line.

Consequências

O processo acontece duas semanas depois que legisladores democratas do Comitê Judiciário da Câmara divulgaram um amplo relatório sobre os gigantes da tecnologia em que acusam o Google de controlar o monopólio da busca on-line e dos anúncios que aparecem quando os usuários fazem uma consulta.

Uma vitória do governo poderia reestruturar uma das empresas mais reconhecidas da América e a estrutura da internet que o Google ajudou a definir desde que foi fundado por dois alunos de graduação da Universidade de Stanford, em 1998.

Entretanto, a Google alega que tem forte concorrência no mercado de busca, com mais pessoas encontrando informações em sites como Amazon. Também afirma que seus serviços têm sido uma bênção para as pequenas empresas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário