EUA atacam locais usados por forças apoiadas pelo Irã no Iraque
Ação é resposta a um ataque anterior, que feriu três americanos, afirmou o secretário de Defesa Lloyd Austin

Foto: Exército dos EUA
Os Estados Unidos realizaram um ataque ao Iraque na noite de segunda-feira (25), em resposta a um drone que feriu três soldados americanos na base aérea de Erbil. O ataque teve como alvo militantes apoiados pelo Irã, incluindo o grupo Kataib Hezbollah. A informação foi confirmada pelo Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Sob a liderança do presidente Joe Biden, as forças militares dos EUA conduziram os ataques no Iraque, possivelmente resultando na morte de "vários militantes do Kataib Hezbollah" e na destruição de múltiplas instalações utilizadas pelo grupo, conforme relatado pelos militares americanos.
“Estes ataques têm como objetivo responsabilizar os elementos diretamente responsáveis pelos ataques às forças da coalizão no Iraque e na Síria e degradar a sua capacidade de continuar os ataques. Protegeremos sempre as nossas forças”, destacou o general Michael Erik Kurilla, chefe do Comando Central dos EUA.
Uma base dos Estados Unidos em Erbil, no Iraque, que abriga forças americanas, foi atacada por um drone na manhã de segunda-feira. A base foi alvo de ataques em outras oportunidades.
O Pentágono não forneceu detalhes sobre a identidade do militar gravemente ferido nem ofereceu mais informações sobre os ferimentos sofridos no ataque. Além disso, não divulgou detalhes sobre como o drone conseguiu passar pelas defesas aéreas da base.