EUA autoriza entrada de visitantes estrangeiros vacinados com Coronavac
Turistas que receberam este imunizante agora não precisam cumprir período de isolamento

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF/ Agência Brasil
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, disse, na noite de sexta-feira (8), que passarão a aceitar visitantes internacionais totalmente vacinados com os imunizantes contra a Covid-19 autorizados pelos reguladores dos EUA ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre elas Coronavac.
“Seis vacinas autorizadas/aprovadas pela FDA [a agência reguladora norte-americana] ou listadas para uso emergencial pela OMS atenderão aos critérios para viagens aos EUA”, afirmou um porta-voz do CDC à Reuters.
Os brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19 já estavam liberados para entrar em pelo menos 15 países, mas somente se tivessem sido imunizados com as vacinas aprovadas no Reino Unido: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer. Agora, os Estados Unidos, liberou a entrada no país, sem precisar cumprir o período de isolamento, também para quem tomou Coronavac.
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças disse que deverá informar as companhias áreas sobre as vacinas que serão aceitas para “ajudar a preparar os sistemas”.
Segundo o CDC, orientações e informações adicionais serão divulgados assim que os requisitos para os EUA receberem os turistas forem finalizados. O órgão ainda deve detalhar as regras para exceções, que incluem crianças que ainda não podem se vacinar, bem como para visitantes de países onde as vacinas não estão amplamente disponíveis.