EUA confirma primeiro caso de 'varíola de macaco' no país

Paciente, que visitou o Canadá recentemente, está hospitalizado e com boas condições de saúde

[EUA confirma primeiro caso de 'varíola de macaco' no país]

FOTO: OMS/CENTRO DE CONTROLE DE DOENÇAS DA NIGÉRIA

O Departamento de Saúde Pública (DPH) do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, comunicou nesta quarta-feira (18), sobre o primeiro caso detectado da doença "varíola de macaco" no país.

O paciente, um homem que esteve no Canadá recentemente, está hospitalizado e em boas condições de saúde. O CDC, órgão equivalente ao Ministério da Saúde, analisou a situação. 

Segundo o DPH, o caso não oferece risco ao público. Mas ainda assim, as autoridades estão rastreando as pessoas que tiveram possivelmente contato com o homem na última semana.

Os Estados Unidos acompanhavam seis pacientes que estavam em um voo que levava um caso positivo da doença. Ao todo, o Reino Unido, Portugal e Espanha já identificaram 17 casos da 'varíola de macaco'.

Detectada pela primeira vez em humanos em 1970, a ciência acredita que a doença seja transmitida por meio do sexo sem proteção, assim como pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.

Os sintomas apresentados inicialmente são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolas pequenas que aparecem no corpo inteiro. Caso evolua, a doença vai formando crostas, até cair.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!