EUA declaram varíola dos macacos emergência de saúde pública
Número de casos confirmados ou suspeitos da doença ultrapassou 6.600 no país

Foto: Reprodução/Twitter
O governo dos Estados Unidos declarou nessa quinta-feira (4) que o surto de casos de varíola dos macacos é considerado uma "emergência de saúde pública". O anúncio ocorre no momento em que o número de pessoas contagiadas ou com suspeita da doença ultrapassou 6.600, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Os EUA já possuem o maior número de casos conhecidos da varíola dos macacos no mundo, à frente de Espanha, Alemanha e Reino Unido. De acordo com o New York Times, ao adotar a medida, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais profissionais e agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global da varíola do macaco no dia 23 de julho, pois havia confirmação de infecções pelo vírus em 70 países onde o patógeno nunca tinha sido identificado. Neste momento, o governo norte-americano estuda estratégias para aumentar o número de testes, de vacinas e o acesso ao tratamento. Antes do anúncio desta quinta, os Estados americanos de Nova York, Califórnia e Illinois já haviam declarado suas próprias emergências para a doença.