EUA declaram varíola dos macacos emergência de saúde pública

Número de casos confirmados ou suspeitos da doença ultrapassou 6.600 no país

Por Da Redação
Ás

EUA declaram varíola dos macacos emergência de saúde pública

Foto: Reprodução/Twitter

O governo dos Estados Unidos declarou nessa quinta-feira (4) que o surto de casos de varíola dos macacos é considerado uma "emergência de saúde pública". O anúncio ocorre no momento em que o número de pessoas contagiadas ou com suspeita da doença ultrapassou 6.600, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). 

Os EUA já possuem o maior número de casos conhecidos da varíola dos macacos no mundo, à frente de Espanha, Alemanha e Reino Unido. De acordo com o New York Times, ao adotar a medida, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais profissionais e agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global da varíola do macaco no dia 23 de julho, pois havia confirmação de infecções pelo vírus em 70 países onde o patógeno nunca tinha sido identificado. Neste momento, o governo norte-americano estuda estratégias para aumentar o número de testes, de vacinas e o acesso ao tratamento. Antes do anúncio desta quinta, os Estados americanos de Nova York, Califórnia e Illinois já haviam declarado suas próprias emergências para a doença.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário