• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA e mais 60 países emitem declaração sobre a situação no Afeganistão

EUA e mais 60 países emitem declaração sobre a situação no Afeganistão

Países pedem que Talibã garanta a segurança de quem quer deixar o país

Por Da Redação
Ás

EUA  e mais 60 países emitem declaração sobre a situação no Afeganistão

Foto: reprodução / r7


O governo dos Estados Unidos emitiu nesta segunda-feira (16) uma declaração para o Afeganistão. A carta, com outros 60 países, solicita que o Talibã garanta a partida segura de pessoas que queiram deixar o Afeganistão.

“Os que ocupam posições de poder e autoridade em todo o Afeganistão têm a responsabilidade. e a obrigação,  de arcar com as consequências acerca da proteção da vida humana e de propriedade, bem como sobre a imediata retomada da segurança e da ordem civil”. E acrescenta: “o povo afegão merece uma vida com proteção, segurança e dignidade”. 

Além disso, ainda nesta segunda, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que fará um pronunciamento em rede nacional de televisão para falar sobre a tomada do poder no Afeganistão pelo Talibã.
 
O país enfrenta agora o retorno do Talibã ao poder.  As forças do Talibã chegaram à capital Cabul após terem tomado controle de 31 das 34 capitais das províncias do país até domingo.

O líder número dois do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, divulgou um vídeo no qual declara vitória sobre o governo. Já o presidente Ashraf Ghani, deixou o país e afirmou no Facebook que pensou que seria melhor partir para evitar derramamento de sangue. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário