EUA e Reino Unido anunciam acordo de defesa com a Austrália para conter a China
Durante o pronunciamento, o presidente Joe Biden classificou a parceria um passo "histórico"

Foto: Reprodução
Os líderes de EUA, Reino Unido e Austrália anunciaram um novo acordo de segurança, que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares para os australianos. O movimento é liderado pela Casa Branca que deseja conter o avanço da China na região do Oceano Pacífico.
Durante o pronunciamento feito da Casa Branca, com a participação de forma virtual do premier britânico Boris Johnson e do australiano Scott Morrison, o presidente Joe Biden classificou a parceria um passo "histórico".
"Estou honrado por estar ao lado de dois dos mais próximos aliados dos EUA para lançar uma nova fase em nossa cooperação trilateral" declarou Biden ao lançar a iniciativa, chamada Aukus. "Nossas nações vão atualizar e reforçar suas capacidades combinadas para enfrentar os novos desafios do século XXI, assim como enfrentaram os desafios do século XX."
O histórico de cooperação em segurança entre os três países é longo, e passa por dezenas de conflitos armados, incluindo as duas guerras mundiais, além de ações conjuntas em questões globais e regionais.