EUA estuda criar reality show com imigrantes valendo cidadania americana
Segundo a mídia internacional, programa contaria com desafios típicos americanos

Foto: Alan Santo/Agência Brasil
O governo Trump está avaliando criar um novo reality show com a premissa de fazer imigrantes competir entre si para conquistar a cidadania americana. A informação foi compartilhada pelo jornal britânico Daily Mail.
Segundo o jornal britânico, o reality contaria com 12 participantes e seria dividido em etapas, sendo elas:
- Desafio relacionado à herança cultural;
- Desafio de eliminação;
- Reunião pública;
- Votação final.
Os imigrantes iniciariam a competição chegando de barco em Ellis Island, uma ilha na foz do Rio Hudson, em Nova York, e percorreriam os Estados Unidos em um trem chamado “The American”. O programa levaria o mesmo nome.
Durante a viagem, os imigrantes realizariam desafios típicos americanos, como garimpar ouro em São Francisco, fazer o rolamento de troncos em Wisconsin e montar o chassi de um Ford Modelo T em Detroit.
Como prêmio, o vencedor seria oficialmente naturalizado cidadão dos Estados Unidos em uma cerimônia no Capitólio em Washington. Astros de Hollywood como Sofia Vergara, Ryan Reynolds ou Mila Kunis foram sugeridos como apresentadores, por serem naturalizados americanos.
A competição foi idealizada pelo roteirista Rob Worsoff, responsável por programas como Duck Dynasty (A&E) e Millionaire Matchmaker (Bravo).
Ao Wall Street Journal, Worsoff pontuou que o reality não é "Jogos Vorazes", em referência ao romance de Suzanne Collins. "Não é como se, se você perder, será enviado de volta de barco para fora do país", afirmou.
Em e-mail ao jornal americano Washington Post, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), Tricia McLaughlin, afirmou que o projeto "está nos estágios iniciais desse processo de avaliação e ainda não foi aprovado nem rejeitado pela equipe".