EUA revoga designação da Farc como grupo terrorista

Declaração ocorreu às vésperas do 5º aniversário do acordo de paz, que desarmou oficialmente a guerrilha

[EUA revoga designação da Farc como grupo terrorista]

FOTO: Prensa Bloque Sur FARC

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tiveram a designação de “organização terrorista estrangeira”, revogada pelos Estados Unidos. A decisão permite com que as autoridades americanas possam trabalhar com ex-combatentes na implementação do acordo de paz entre o grupo e o governo colombiano.

O anunciou do governo americano para tirar o grupo da lista de organizações terroristas foi em 23 de novembro. A declaração ocorreu às vésperas do 5º aniversário do acordo de paz, que desarmou oficialmente a guerrilha, colocando um fim a cinco décadas de conflito.

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, as Farc “não existem como organização unificada dedicada ao terrorismo ou a atividades terroristas, ou com a capacidade ou intenção de fazê-lo” desde o acordo, firmado em 2016.

O ex-comandante da guerrilha, Rodrigo Londoño, comemorou a decisão da Casa Branca. Em sua conta no Twitter, classificou o gesto como um “reconhecimento” do compromisso das Farc com a paz.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!