Eurovision anuncia que Ucrânia não sediará o evento em 2023

Decisão rompe tradição do país vencedor sediar o festival no ano seguinte

Por Da Redação
Ás

Eurovision anuncia que Ucrânia não sediará o evento em 2023

Foto: Divulgação

A European Broadcasting Union (EBU), organização responsável pelo Festival Eurovision, anunciou nesta sexta-feira (17) que a próxima edição do evento deve romper a tradição e não será realizada na Ucrânia. Tradicionalmente, o país vencedor da competição é responsável por sediar a atração no ano seguinte.

Segundo os organizadores do evento, a decisão acontece em decorrência da guerra em andamento entre Rússia e Ucrânia. Assim, a equipe prevê que fica difícil de garantir a segurança necessária para a produção do Eurovision, cuja preparação exige um ano de antecedência e um estrutura ampla.

“Tornou-se uma tradição bem conhecida que o vencedor do Eurovision seja o anfitrião da competição no ano seguinte, fornecendo certos critérios, incluindo garantir a viabilidade da realização do evento e a segurança de todas as partes interessadas, incluindo o público”, destacou o comunicado da EBU.

“Dada a guerra em curso desde a invasão russa no país vencedor deste ano, a EBU aproveitou o tempo para realizar uma avaliação completa e estudo de viabilidade com especialistas e terceiros, incluindo questões de segurança e proteção. (...) Após uma análise objetiva, concluímos com profundo pesar que, dadas as circunstâncias atuais, as garantias de segurança e operacionais exigidas para uma emissora acolher, organizar e produzir o Festival Eurovision não podem ser preenchidas pela UA:PBC (emissora ucraniana)”, seguiu o comunicado..

Além disso, a EBU informou também que já deu início em negociações com a BBC para que o evento seja realizado no Reino Unido. O objetivo é de que a cidade de Manchester seja a responsável por acolher o Eurovision 2023.

O grupo Kalush Orchestra foi o campeão da edição 2022 do evento, anunciado o resultado em maio. Na ocasião, o presidente Volodymyr Zelensky celebrou.

"Nossa coragem impressiona o mundo, nossa música conquista a Europa! No próximo ano, a Ucrânia será a anfitriã da Eurovision! Pela terceira vez em sua história. E eu acredito: não será a última. Faremos o nosso melhor para um dia receber os participantes e convidados do Eurovison na Mariupol ucraniana. Livre, pacífica, reconstruída! Obrigado Kalush Orchestra e todos que votaram em nós! Tenho certeza de que nosso acorde vitorioso na batalha com o inimigo não está longe. Glória à Ucrânia!", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.